Se você está começando sua carreira no design, sabe o quanto é fácil se sentir perdido em meio à uma infinidade de recursos disponíveis, não é mesmo? São milhares de cursos, livros, tutoriais, blogs e vídeos sobre design…
Eu sei, é realmente complicado, e assim como no design, a escolha de recursos de aprendizado requer uma atenção especial e uma curadoria cuidadosa. Afinal, não basta apenas buscar informações; é preciso encontrar o conhecimento certo!
Mas calma! Neste artigo, vou simplificar sua busca: Listamos 5 livros de design que são verdadeiros tesouros para quem está dando os primeiros passos nessa carreira. Então, confira abaixo e aproveite a leitura!
5 livros de design essenciais para quem está começando
Agradeça depois, pois estes 5 livros são verdadeiros aliados para quem está ingressando no mundo do design!
Além de oferecerem conhecimento prático e inspiração para liberar a criatividade, eles também proporcionam um estímulo extra para aumentar a paixão pelo design.
1. Design para quem não é Designer, de Robin Williams
Um primeiro passo importantíssimo e um clássico que não poderia ficar fora dessa lista. Este livro descomplica o design para iniciantes, fornecendo princípios básicos e dicas práticas.
Muito longe de ser um livro raso, nesta obra Robin Williams explica os conceitos fundamentais de layout, tipografia e cores de forma acessível, tornando o design mais compreensível para todos, mesmo para quem não tem formação na área!
2. Pensar com Tipos: Guia para Designers, Escritores, Editores e Estudantes, de Ellen Lupton
“Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los.” – Ellen Lupton
Já falamos aqui em nosso blog sobre a importância da tipografia, e este livro é um guia essencial para entender melhor como as fontes tipográficas podem transmitir mensagens e melhorar a legibilidade.
Ellen Lupton explica de maneira simples os conceitos essenciais da tipografia, além de trazer diversas inspirações e referências.
Considero esse livro uma leitura indispensável tanto para designers quanto para escritores e editores!
3. A Psicologia das Cores, de Eva Heller
Eva Heller explora o poder das cores e como elas afetam nossas emoções e percepções. Este livro não é um queridinho à toa, viu?
Ele é um guia fascinante para designers que desejam criar experiências visuais mais impactantes e significativas, aproveitando o entendimento profundo das cores e de como elas influenciam nosso comportamento, nossas emoções e, principalmente, nossas tomadas de decisões.
4. O Design como Storytelling, de Ellen Lupton
Também escrito por Ellen Lupton, “O Design como Storytelling” explora como o design também é uma forma de contar histórias.
Ela demonstra como o design pode comunicar narrativas e emocionar o público, destacando a importância da narrativa visual em todos os aspectos do design, desde gráficos até produtos!
5. Manual de Identidade Visual, de Daniella Munhoz
Este manual é verdadeiramente um guia completo para criar e manter a identidade visual de uma marca ou empresa.
A autora Daniella Munhoz oferece orientações em formato passo a passo, desde o design do logotipo até a escolha de cores e tipografia.
É aquele tipo de livro que conseguimos seguir exatamente o modelo apresentado e usar para consultar mais tarde, sabe?
Um recurso indispensável para designers e profissionais de marketing que querem aprender a construir uma identidade visual coesa e eficaz.