Branding é a arte de gerenciar a marca do seu negócio. Embora possa parecer algo intangível, é possível criar um espaço único na mente e no coração do seu público-alvo. No artigo Revolucione Seu Negócio: 10 Táticas Fundamentais de Branding, vamos explorar diversas estratégias eficazes para alcançar esse objetivo.
Revolucione Seu Negócio: 10 Táticas Fundamentais de Branding
Imagine um smartphone, uma loja de móveis e um site de buscas famoso. Pensou? Provavelmente suas respostas foram Apple, IKEA e Google, certo?
Essas empresas, embora atuem em setores diferentes, têm algo em comum: são mestres na gestão de marca. Elas são imediatamente lembradas quando pensamos em suas categorias, graças à eficácia de suas estratégias de branding.
Branding é um conjunto de técnicas para garantir que um produto seja inesquecível para as pessoas. Sua empresa não precisa ser grande para começar a fazer gestão de marca, mas branding é crucial se você deseja crescer.
Por que o Branding é tão Importante?
Você já se perguntou por que algumas marcas se destacam enquanto outras passam despercebidas? Tudo começa com a conexão emocional. Nós guardamos memórias sobre o que consumimos, sejam elas positivas ou negativas.
Pense nos negócios locais que você nunca esqueceu: aquele restaurante favorito, a sorveteria famosa ou o melhor pão da região. Mesmo sem uma estratégia deliberada, esses negócios conseguiram se destacar. Com as técnicas certas, é possível provocar esse efeito e garantir uma posição estratégica na memória do seu público.
Branding vai além da identidade visual. Muitas vezes, até mesmo profissionais de marketing esquecem disso. Na Welike, entregamos projetos de branding completos aos nossos clientes porque acreditamos que uma marca deve transmitir confiança, profissionalismo e assertividade.
Revolucione Seu Negócio: 10 Táticas Fundamentais de Branding
Baseado no nosso trabalho na Welike, apresentamos as 10 etapas essenciais de um projeto de branding:
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Briefing (de Verdade) Comece entendendo onde sua empresa está e onde quer chegar. Analise o cenário atual e o que já foi construído em termos de marca. Alinhe expectativas e entenda os sentimentos de todos os envolvidos. Estudos de mercado e produto são cruciais para preparar a equipe para o trabalho.
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Definição dos Objetivos Identifique as oportunidades que podem ser exploradas. Definir objetivos claros ajuda a traçar o caminho para ocupar o lugar desejado na mente do consumidor e construir uma conexão significativa.
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Storytelling Relembre a história do seu negócio: o que motivou sua criação? A essência da marca geralmente está nesse relato. O desafio é fazer com que seu cliente se torne o herói da narrativa, criando uma mensagem com a qual ele possa se identificar.
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Definição da Proposta de Valor Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está presente. Defina claramente sua proposta de valor, o que você faz de melhor e pelo que quer ser lembrado. Construa uma mensagem que deve ser continuamente reforçada em todas as comunicações da marca.
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Missão, Visão e Valores Defina o clássico trio: missão (por que a empresa existe), visão (onde quer chegar) e valores (princípios que orientam o comportamento da empresa). Esses elementos são a alma do seu negócio e devem ser incorporados por todos.
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Manifesto de Marca O manifesto da sua marca é a sua voz no mundo. É uma declaração que transmite todos os pontos definidos até aqui numa linguagem que os clientes compreendam. Um bom manifesto de marca comunica o propósito da empresa de forma afetiva e impactante.
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Conheça Seu Consumidor Vá além dos dados demográficos. Entenda os desejos, dores, preocupações e motivações do seu público-alvo. Quanto mais você conhecer seu consumidor, melhor poderá ajustar suas comunicações e ofertas para atender ou superar suas expectativas.
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Cores e Sensações Reflita sobre as sensações que quer provocar na sua persona. Use a psicologia das cores para ajudar na escolha da paleta de cores que melhor comunica a intenção da marca.
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Identidade Visual A criação da identidade visual deve ser baseada na proposta de valor, persona e manifesto definidos. Elementos visuais como logotipo, estilo e tipografia são cruciais para transmitir a mensagem da marca de forma coerente.
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A Marca como Pessoa Algumas marcas parecem pessoas, como Netflix e Nubank. Esse comportamento estratégico cria uma conexão pessoal com o público. Defina a brand persona da sua marca: imagine como ela falaria, escreveria e agiria se fosse um ser humano.
Conclusão
Agora que você conhece as etapas de um projeto de branding, é hora de começar o seu. O branding é o primeiro passo para comunicar sua marca com profissionalismo e estratégia. Muitas empresas deixam essa etapa para depois, resultando em mensagens confusas para o público.
Um projeto de branding bem executado dá à sua empresa um guia completo para o posicionamento da marca, direcionando a produção de todos os conteúdos de comunicação e elementos estéticos (design) que tangibilizam suas entregas.
Se você está pronto para dar esse passo e começar seu projeto de branding, veja como a Welike pode te ajudar! Com a orientação certa, sua marca pode se tornar forte e posicionada no mercado, independentemente do tamanho atual do seu negócio.